AO VIVO / GRAVADO

Videoarte ocupa Polytheama
Exposição ‘AO VIVO/GRAVADO’ exibe obras em vídeo da artista Lyara Oliveira.

 
 

         
O Polytheama será palco da videoarte nas próximas semanas. Será aberta, no dia 20 de outubro, na galeria de artes do teatro, a exposição ‘AO VIVO/GRAVADO’ da artista audiovisual Lyara Oliveira.

           A mostra de videoarte é um dos oito projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura de Jundiaí, através de edital público de alcance nacional, para a ocupação da Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, e encerra a programação de 2012 do espaço cultural.
            ‘AO VIVO/GRAVADO’ reúne cinco obras de Lyara Oliveira produzidas entre 2009 e 2011 e inéditas na cidade. A exposição traz uma videoinstalação e quatro vídeos. Os trabalhos dizem respeito a questões formais do uso do vídeo em experimentos artísticos e têm como eixo comum a captura de momentos do cotidiano e a interação entre a experiência vivida com o real e a experiência real e/ou virtual com o que foi gravado e manipulado.
O título da exposição está referenciado num dos vídeos em exibição, no qual a artista apresenta uma poética movimentação de luzes e sombras, a partir de sons e imagens captados durante show da  Virada Paulista de 2010.
            Como afirma a curadora e crítica de arte Ananda Carvalho, no texto de apresentação da exposição, ‘AO VIVO/GRAVADO’ propõe um convite para escutar imagens: “A partir de um acontecimento, a artista propõe ao espectador imaginar a continuidade da consequência. Ou simplesmente, deixá-la acontecer. Lyara pode te contar um Segredo, mas você não saberá se a atriz chora antes ou depois de ler um bilhete. Esqueça do seu controle remoto e passeie. Escute os silêncios quando for domingo. Contagie-se pela comemoração do agora. Contemple a dança proibida das luzes de um espetáculo ao vivo. Faça sombra nas imagens que estão ao seu lado. Observe as câmeras de vigilância que ignoram e não vigiam nada. Deixe as ausências esbarrarem em você.”


SERVIÇO: 

‘AO VIVO/GRAVADO’

De 20 de outubro a 13 de novembro de 2012
Abertura: sábado, 20 de outubro, às 10h00
Local: Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, Teatro Polytheama
R. Barão de Jundiaí, 176 – Centro - Tel: (11) 4586-2472
Horário: Segunda à sexta, das 8h às 18 horas. Sábados: 8h às 13 horas

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário