Emoções Enlatadas no “Caixas Pretas sobre Cubo Branco”



Pariticipo do projeto “Caixas Pretas sobre Cubo Branco” com o trabalho Jogo:Emoções Enlatadas. Esse trabalho integra a série Cardiopatias que venho desenvolvendo desde o início deste ano.

“Caixas Pretas sobre Cubo Branco” chega à sua terceira edição em Porto Alegre (RS), ocupando a FotoGaleria Virgílio Calegari / Casa de Cultura Mario Quintana, a partir do dia 28 de junho. A exposição apresenta o resultado da mobilização de artistas brasileiros, italianos, alemães e argentinos, todos desafiados a produzir obras a partir de um suporte comum - latas de metal em pequeno formato.

 A provocação partiu do Grupo Amplexo (PE) e integra a Rede Nacional Funarte Artes Visuais, com parcerias locais do IEAVi - Instituto Estadual de Artes Visuais e Desvenda/Rodrigo Lourenço.
Inspirada no Museu de Gavetas de Herbert Distel, a primeira edição aconteceu na cidade de Reggio Calabria, Itália, em 2008, com o título Scatola Nera (Caixa Preta). Nela, havia obras somente do Grupo Amplexo, formado pelos artistas André Dória, André Aquino, Eduardo Souza, Lais Castro e Taciana Coimbra. Em 2010, a ideia se expandiu e chegou ao Brasil, com montagens seguidas em dois espaços expositivos no Recife, o IAC-Instituto de Arte Contemporânea e a Galeria Capibaribe, ambos da UFPE. Para tanto, foram mobilizados artistas com as mais diversas e livres interferências nas latinhas, que se tornaram suporte para obras em pintura, escultura, instalação.

Para a terceira edição, foi realizada uma chamada eletrônica a fim de articular artistas de Porto Alegre e de outras paragens como novos parceiros. A coleção vai crescendo e já passa de setenta o número de artistas com participação confirmada, o que somará em torno de 350 “caixas pretas”. Com foco no intercâmbio de ideias e práticas entre artistas, fruidores e educadores, a proposta para esta edição vai além da exposição. A programação inclui atividades de formação e diálogos com educadores locais. Algumas das obras produzidas no workshop de produção de obras em suporte comum, irão se reunir à exposição.

Tanto a exposição, como as atividades de formação pretendem provocar um diálogo reflexivo sobre as questões do espaço expositivo e sua relação com as obras de arte. Ao alcance do público e com manuseio incentivado, as obras aqui nomeadas como “caixas pretas”, se revezam em se abrir em mensagens ou guardar segredos e vazios. O público é levado a descobrir como funciona cada obra, desafiado a encontrar significantes e significados dentro e fora de cada latinha.

Local: Instituto Estadual de Artes Visuais | Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ
Rua dos Andradas, 736, Porto Alegre
Informações e inscrições pelo fone: (51) 3216.9913

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário